A certificação CCIE

A certificação CCIE

Com mais de vinte anos de existência, a certificação CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert) ainda atrai a atenção de muitos profissionais com alto grau de especialização e ainda é fator determinante na escolha de recursos humanos para a ocupação de posições de destaque dentro das empresas, sobretudo aquelas que são parceiras Cisco Gold ou as que estão em busca dessa classificação.

Para se ter uma ideia do potencial de crescimento dessa demanda, no Brasil temos 20 parceiros Gold contra 149 nos Estados Unidos — e com um volume ainda maior de especializações se comparado às empesas brasileiras.

Mas o que é exatamente a certificação CCIE ?

Muitos profissionais da área ainda demonstram um certo desconhecimento sobre a dimensão e até mesmo a ideia em torno dessa certificação. Para resolver esse problema, vamos apresentar um resumo sobre o que exatamente se trata.

A certificação CCIE atesta o mais alto grau de conhecimento técnico sobre determinada tecnologia da Cisco. Atualmente, a certificação é aplicada em sete verticais de conhecimento, sendo elas:

  • Routing & Switching
  • Collaboration
  • Data Center
  • Service Provider
  • Wireless
  • Security
  • Design (CCDE)

Para a obtenção da certificação é necessário ser aprovado em duas etapas: a primeira é a execução de um exame teórico de duas horas chamado “Written Exam” (seguindo o mesmo esquema dos outros exames da Cisco), contendo entre 90 e 110 questões e com o custo de U$ 450,00.

Após ser aprovado nessa primeira etapa, o candidato tem 18 meses para a realização da segunda etapa, chamada de “Lab Exam”, onde ele terá acesso a uma variedade de tecnologias (associadas à vertical escolhida) e deverá demonstrar todo o seu domínio prático desenvolvendo uma série de configurações em equipamentos reais. O custo do “Lab Exam” é de U$ 1600,00 por tentativa. Essa segunda etapa não é aplicada no Brasil, sendo necessário viajar para outro país (EUA, por exemplo) para realizá-la.

Algumas particularidades são aplicadas tendo como base a vertical de tecnologia escolhida. No caso de Routing & Switching, por exemplo, o “Lab Exam” é dividido em duas etapas: “Troubleshooting Section” e “Configuration Section”. Na primeira, durante duas horas, o candidato deverá atestar o seu conhecimento na resolução de problemas, enquanto que na segunda o seu conhecimento sobre como configurar os equipamentos é avaliado.

Durante o “Lab Exam” é possível ter uma ideia de como anda a evolução do score do candidato, uma vez que cada questão informa a sua quantidade de pontos associada, diferentemente do “Written Exam” em que não é informado o número de pontos por questão. O resultado do “Lab Exam” sai em aproximadamente 48 horas após a conclusão.

Os casos de sucesso no caminho para a certificação CCIE vem a cada dia aumentando mais e mais, principalmente pela oferta de programas de mentoria e coaching que possibilitam a redução no tempo de preparação para os exames, dando um melhor direcionamento aos candidatos. Além disso, está sendo cada vez mais comum a disponibilidade de material de apoio para estudo (apostilas e livros em mídia eletrônica) e a possibilidade de emulação dos equipamentos envolvidos no exame através de softwares que podem ser instalados em um notebook e que são capazes de rodar e emular roteadores e switches ou ainda servidores de colaboração através de máquinas virtuais.

Conseguindo a aprovação, o candidato recebe um número que lhe dá algumas vantagens como prioridade no acesso ao TAC (suporte) da Cisco e incentivos em programas de desconto para parceiros Gold, além de uma placa em acrílico e um certificado. Por isso, as empresas Cisco Gold fazem questão de ter em seu quadro de funcionários o maior número possível de profissionais CCIE.

Mas não basta apenas tirar a certificação; é preciso mantê-la durante os anos e, para isso, a cada dois anos ela precisará ser revalidada através de uma nova execução do “Written Exam”, sendo que a execução do “Lab Exam” não se faz mais necessária.

Dez anos após a obtenção da certificação, é possível obter o status de “CCIE Emeritus” solicitando a aplicação através do pagamento de U$ 85,00 por ano. Com o status de “CCIE Emeritus”, não se faz mais necessária a realização do exame de recertificação a cada dois anos.

Se você se interessou pela certificação CCIE, venha fazer uma entrevista conosco e participar do nosso programa de mentoria e coaching para a obtenção da certificação mais valiosa do mercado de TI.

Compartilhe